Irregularidad Verbal - Presente de Indicativo

Se você, mesmo após relutar um pouco, decidiu clicar nesta página, por favor não desista. Estudar verbo é como um remédio amargo que no final nos trará o benefício da cura, ou pelo  menos um alívio na dor de cabeça. Não há como falar espanhol ou outra língua estrangeira sem estudá-los. A seguir, abordaremos as IRREGULARIDADES VERBAIS no presente do indicativo. Ainda que perca a paciência um pouco, saia, respire e volte em outro momento. Mas volte!

INTRODUÇÃO SOBRE VERBOS IRREGULARES

Um verbo é tido como IRREGULAR quando este sofre alterações em sua raiz durante a conjugação. Já vimos no blog 1 que os verbos estão classificados de acordo com suas terminações em: AR (1ª conjugação), ER (2ª conjugação) e IR (3ª conjugação). A raiz do verbo é justamente o conteúdo restante como no exemplo a seguir:

ESTUDIAR onde o trecho marcado em vermelho é a raiz (ESTUDI). A terminação deste = AR.

Agora que você já sabe o que é raiz e terminação, vamos adiante. Os verbos irregulares sofrem mudança em sua raiz nas três primeiras pessoas do SINGULAR (yo, tú, él/ella/usted) e na 3ª pessoa do PLURAL (ellos/ellas/ustedes). Ou seja, NOSOTROS e VOSOTROS permanecem como o infinitivo do verbo (Infinitivo é a forma como o verbo se escreve. No caso do verbo citado, seu infinitivo é ESTUDIAR).

CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS IRREGULARES

Começaremos nossa viagem pelo grupo de verbos que trocam a E por IE. Ihh! Não deu pra entender, não é? Então vamos ao exemplo:

Verbo Preferir

yo prefiero - tú prefieres - él prefiere - nosotros preferimos - vosotros preferís - ellos prefieren

Basta comparar o infinitivo (lembra o que é, não?) com a conjugação do verbo. A mudança está marcada em vermelho. Abaixo oferecemos um link para outros verbos pertencentes a esta irregularidade.

E - IE (confira o link)

O - UE / E - I (confira o link)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irregularidad Verbal

Um dos assuntos mais temidos ou rejeitados por estudantes brasileiros sem dúvida é a CONJUGAÇÃO VERBAL. É fato que o assunto não é dos mais agradáveis. Quem gosta de estudar verbo? Ainda mais irregulares? Há quem goste. Porém, uma coisa é certa para quem pretende aprender um idioma. Não se pode fugir de algo que aparece em todas as frases que pronunciamos em espanhol. Na aba superior oferecemos links que darão acesso a alguns modelos de verbos irregulares em espanhol.

Caso deseje uma explicação mais detalhada, envie suas dúvidas para kilson_melo@hotmail.com .